sábado, 12 de dezembro de 2015

Conservante na Eucaristia

Christ Blessing The Sacrament, Carlo Dolci
O sustento com que nutrimos nossos corpos deve passar por um processo alquímico de morte e ressurreição, ou seja, deve expirar em sua natureza original, para ser transmutado em alguma coisa maior. A vida individual de cada célula do alimento deve ser mudada pelo nosso Espírito para se tornar uma parte da força vital em nosso corpo.

O processo de morte e ressurreição é impedido consideravelmente pelo uso de conservantes químicos na comida, uma prática análoga ao embalsamamento. De acordo com tais circunstâncias, a comida continua no nível químico e afeta, principalmente, o éter químico, responsável pela assimilação. Da mesma maneira, uma atitude materialista com relação à comida, não permitirá o processo de transmutação. 

Se considerarmos a comida meramente como proteínas, gorduras e carboidratos, tal qual os nutricionistas modernos clamam, perderemos uma grande oportunidade espiritual. Em lugar de transmutarmos a comida para auxiliar os propósitos do Espírito, geralmente deixamos que ela permaneça no nível químico para auxiliar somente os propósitos do corpo físico.

Então, qual atitude deveríamos assumir com relação à comida? Pela virtude do sacrifício do Cristo, que tem agora de se tornar o Espírito da Terra, o planeta inteiro é penetrado com Sua vida. Quando comemos a comida que vem de Seu amor, comemos na lembrança de Seu sacrifício. Compartilhando, então, de Seu corpo e de Seu sangue, nós começaremos a eterizar nossos corpos e a acelerar o dia de Sua vinda, pelo qual ardentemente oramos.
"Portanto, quer comais, quer bebais, quer façais qualquer outra coisa, fazei tudo para a glória de Deus"  (I cor. 10:31)
Traduzido da Rays from the Rose Cross, "Preservatives in the Eucharist" por Eduardo Prearo.

domingo, 23 de agosto de 2015

Quiabo com Abóbora


Utilizarmos em nossas receitas legumes e verduras da época e da região em que vivemos, além de ser econômico, é muito benéfico para a saúde, pois estes ingredientes estarão mais livres de elementos químicos e agrotóxicos necessários para a produção “forçada” do alimento.

Esta receita juntamente com o acompanhamento sugerido é completa quanto a nutrientes e muito benéfica para a pele e para a visão, pois é riquíssima em vitamina A e em Betacarotenos. 

Quiabo com Abóbora
Ingredientes:
·       500 g de quiabo
·       ¼ de abóbora japonesa (conhecida também como cabotiã

Ingredientes para o acompanhamento opcional:
·       200g de soja (não transgênica) granulada
·       Cogumelo (quantidades a gosto)
·       Cenoura (quantidades a gosto)
·       Chuchu (quantidades a gosto)

Temperos (a gosto)
·       Alho porró/folhas de Louro.
·       Óleo, azeite.
·       Salsinha / cebolinha verde.
·       Sal, com moderação
·       Manjericão/pimenta etc.

Cozimento do quiabo com a abóbora

Modo de Preparo:
·       Lave bem a abóbora com a casca ou sem e corte-a em pedaços.
·       Lavar e cortar os extremos do quiabo.
·       Cozer a abóbora e o quiabo lado a lado com os temperos (cebola, azeite etc..) com pouca água, em fogo baixo, por 10 a 15 minutos, acrescer água fervente se necessário.
Soja com legumes como acompanhamento 

Modo de Preparo do acompanhamento:
·       Refogar a soja com os temperos (cebola, azeite etc..) com pouca água, em fogo baixo; em seguida colocar os legumes sobre a soja e abafar.
·       O refogado deve cozer durante 10 a 15 minutos e acrescer água fervente se necessário.

Servir com arroz integral cozido. Rende 8 porções.

Cozinha Vegetariana uma atividade aberta a todos os estudantes e simpatizantes da Filosofia Rosacruz, sendo, totalmente gratuita, inclusive a refeição. Pede-se, no entanto, que haja confirmação da presença pelo tel. 3107 4740 a fim de facilitar a organização das compras e do local.

Doce de Carambolas


A carambola é uma fruta que possui grande quantidade de fibras, daí ser boa para o trato intestinal e para a absorção do colesterol. Além disso, é uma excelente fonte de vitaminas, como a vitamina C, A e vitaminas do grupo B (Tiamina, Niacina, Riboflavina, B6 e ácido fólico). Contém ainda uma série de minerais essenciais tais como Cálcio, Magnésio, Potássio, Zinco, Cobre Fósforo e Ferro.

No entanto, já é de grande conhecimento  que a carambola contém grande quantidade de ácido oxálico e, portanto, não é recomendada para pessoas que sofrem de doenças renais. Aqueles que têm insuficiência renal, problemas renais ou estão submetidos a diálise deve evitar o consumo de carambola completamente . (Fonte: site Dicas de Saúde).
A receita a seguir foi a sobremesa servida em "Cozinha Vegetariana" deste mês.

Doce de Carambolas
Ingredientes:
·       5 carambolas  (maduras e grandes).
·       ½ xícara  de açúcar  (demerara - orgânico).
·       1 colher (de chá0 de raspas de casca de laranja ou limão
·       Porções a gosto de canela em pau e gengibre fatiado


Modo de Preparo:
·       Lavar as carambolas e retirar as bordas laterais dos gomos;
·       Fatiar as carambolas na transversal para obter a forma de estrela;
·       Colocar em uma panela a carambola a gengibre e a canela em pau; espalhar o açúcar por cima;
·       Levar ao fogo brando até a fervura;
·       Juntar as raspas de casca de laranja ou limão;
·       Manter o cozimento (por aproximadamente 15 minutos), até obter o ponto de caramelo do doce.

Obs.: Corrigir o ponto de densidade desejado da calda acrescentando algumas colheres de água quente.

sábado, 22 de agosto de 2015

Porque Sou Vegetariano

por Delmar Domingos de Carvalho

Nenhuma pessoa que mate consegue progredir algo no caminho para a santidade. Contudo, tenhamos consciência que, quando comemos carne, actuamos pior do que matássemos. Na realidade, para evitar cometer tais actos, obrigamos o nosso semelhante, forçado por motivos econômicos (para ter o pão de cada dia) a dedicar a sua vida a cometer actos cruéis, matando os animais.  Max Heindel,Conceito Rosacruz do Cosmo 

Por isso e por muito mais somos vegetarianos.

Sou vegetariano, por amor aos animais; sou vegetariano para ajudar ao equilíbrio do meio ambiente; sou vegetariano por amor aos nossos semelhantes; sou vegetariano, porque desejamos uma sociedade em que cada qual se sinta seguro e em paz consigo e com tudo à sua volta; sou vegetariano porque para nós a vida é sagrada e a dos animais está num estado muito evolutivo que nos deve merecer o maior respeito e amor; sou vegetariano porque sabemos por experiência própria que este regímen é um poderoso meio de prevenção e de cura, embora tenhamos consciência que não basta o que entra na boca, é necessário ser puro também o que dela sai, como da mente, dos sentimentos e nos actos.

Sou vegetariano porque temos consciência que estamos numa fase muito difícil, plena de problemas mais ou menos graves no meio ambiente com efeitos dolorosos na vida de muitos seres humanos; no fundo em toda a humanidade e que ou mudamos para este regímen ou todos eles se agravarão perigosamente.

Na medida em que aumentar a nossa consciência sobre o estado em que nos encontramos, cada qual começará a reflectir muito mais e se houver mente aberta, coração nobre, acabará por mudar de regímen alimentar. 

Cada vez mais aumenta o número de vegetarianos; mas a necessidade é cada vez maior para que se possa ajudar a evitar muitas provas dolorosas. 

Em breve diga:  Sou vegetariano. 

E terá dado um bom passo na sua evolução.

Do livro: Vegetarianismo, a solução para uma vida e um mundo melhor, Delmar Domingos de Carvalho, (veja aqui)

Ervilha-torta e Feijão Cozido com Beterraba


Colocando o blogue em dia, segue a receita do mês de julho, que tem como ingrediente principal a ervilha torta, uma das espécies de ervilha em vagem mais facilmente encontrada.

“A vantagem da ervilha torta é que ela pode ser integralmente consumida, e de diversas formas: in natura, cozida, ao vapor e até assada. Seu sabor doce e suave se intensifica de acordo com o tipo de preparo. A ervilha torta é rica em vitamina C, fibras, ferro, zinco e uma das principais fontes dos aminoácidos necessários ao corpo. A junção destas propriedades faz com que o legume tenha ação anti-inflamatória, antioxidante, diminua a pressão arterial e reduza o colesterol. Tudo isso aliado a grande quantidade de betacaroteno, flavonoides e ômega 3 presentes nos alimentos de coloração verde-escura”. (fonte:Blogoficial da Ceagesp). Vamos à receita:


Ervilha Torta com Soja e Feijão cozido com Beterraba
Ingredientes:
·       500 g. de feijão novo (carioca)
·       1 beterraba grande.
·       200 g. de soja (não transgênica) granulada
·       Ervilha em vagens.
·       Cogumelo (opcional)

Temperos (a gosto)
·       Alho porró.
·       Folhas de Louro
·       Óleo, azeite
·       Salsinha / cebolinha verde
·       Sal.
·       Manjericão
·       Pimenta etc...

Modo de Preparo:

1       Ervilha torta com Soja:
·       Refogar a soja com os temperos (cebola, azeite etc..) com pouca água, em fogo baixo;  em seguida colocar as ervilhas sobre a soja e abafar.
·       O refogado deve cozer durante 10 a 15 minutos. Acrescentar água fervente se necessário.
·       Obs.: Convém retirar os fios das vagens da ervilha previamente. 

      
     Feijão com Beterraba.
·       Deixar o feijão de molho por seis horas.
·       Cozer o feijão na panela de pressão com a beterraba inteira (lavada e com a casca) por 20 a 30 minutos.


Servir com arroz integral. Rende 8 porções.

Cozinha Vegetariana uma atividade aberta a todos os estudantes e simpatizantes da Filosofia Rosacruz, sendo, totalmente gratuita, inclusive a refeição. Pede-se, no entanto, que haja confirmação da presença pelo tel. 3107 4740 a fim de facilitar a organização das compras e do local.

domingo, 19 de julho de 2015

Berinjela com Queijo, Batata Doce e Chuchu

"Os hábitos à mesa são os mais difíceis de serem mudados"


“Os hábitos da mesa são os mais difíceis de serem mudados”, portanto prestaremos um grande serviço aos nossos filhos ou crianças que estiverem sob nossos cuidados, auxiliando-os a adquirirem hábitos saudáveis à mesa, e, no que diz respeito a hábitos, não há melhor forma de ensinar, do que dando o exemplo.

Por hábitos saudáveis, entenda-se, evidentemente, não só cuidarmos de ter uma dieta isenta de produto animal, mas também cuidarmos para que os alimentos sejam os mais puros e frescos possíveis. Além disso, uma atitude mental de gratidão e bom humor deve estar presente na hora das refeições, que como sabemos, colabora grandemente na assimilação dos nutrientes.

Tendo-se o que foi exposto em mente, vamos à receita do mês de junho próximo passado, cujo ingrediente principal é a berinjela.

Berinjela com Queijo, Batata Doce e Chuchu
Ingredientes:
·       2 a 3 berinjelas cortadas em rodelas grossas
·       2 batatas doce descascadas e cortadas em rodelas grossas
·       2 tomates em rodelas
·       2 chuchus descascados e cortados longitudinalmente
·       200 a 300g de queijo mozarela fatiado
·       200 a 300g de cogumelos (opcional).

Temperos (a gosto)

·       Alho porró /folhas de louro 
·       Cebola em rodelas
·       Óleo, azeite.
·       Salsinha / cebolinha verde.
·       Sal.
Iniciar com o cozimento da batata doce e cebola no azeite.

Modo de Preparo:

Cozimento por etapas:
·       Inicialmente refogar a cebola e a batata doce em azeite com pouca água, em fogo baixo.
·       Com uma colher vai soltando a batata doce para não grudar no fundo da panela.
·       Acrescente o chuchu (o cogumelo) e os temperos após verificar se a batata doce está amaciada.
·       Coloque aos poucos água quente necessária para manter o cozimento.
·       Acrescente a berinjela e os tomates e deixe cozer.
·       Finalizando coloque o queijo por cima e deixe até derreter.

OBS: Veja seqüência do cozimento pelas fotos abaixo:
Servir com:
Arroz integral e lentilha. Rende 8 porções. 
Bom Apetite!

sábado, 30 de maio de 2015

A Colheita dos Pinhões

Na foto: Irmã Maria Geralda M. Santos, que desde 2011 tem colaborado
na reforma e manutenção da Casa do Estudante Rosacruz
Fim de maio - início de junho é tempo de pinhão! Este é mais um alimento importante para quem quer uma alimentação natural,nutritiva  simples e de baixo custo.

O pinhão cozido é um alimento rico em vitaminas do complexo B, vitamina C, cálcio, fósforo e proteínas. Veja na tabela abaixo que há uma boa quantidade de fósforo em cada 100g de pinhão cozido. Sobre a importância do fósforo Max Heindel nos explica :

“O cérebro, órgão coordenador que domina os movimentos do corpo e expressa as idéias, é constituído pelas mesmas substâncias que as demais partes do corpo mas, além delas, tem o fósforo, peculiar somente ao cérebro.

Conclusão lógica a tirar: o fósforo é o alimento particular mediante o qual o Ego pode expressar pensamentos e influenciar o corpo denso. A quantidade desta substância é proporcional ao estado de consciência e ao grau de inteligência do indivíduo....”

“Portanto, é de suma importância que o aspirante ansioso de empregar-se em trabalhos mentais e espirituais dê ao cérebro esta necessária substância. A maioria dos vegetais e das frutas contém certa quantidade de fósforo. A maior quantidade encontra-se sempre nas folhas, geralmente desprezadas. O fósforo encontra-se em quantidades consideráveis nas uvas, cebolas, sálvia, feijões, ananás, alhos, e nas folhas e talos de muitos vegetais. Também no suco da cana de açúcar, mas não no açúcar refinado.” (Conceito Rosacruz do Cosmos,cap XVII ,A Ciência da Nutrição).

Da esquerda para a direita:  Maria Geralda M.Santos , Edna Consolo e sua nora,
e a netinha (apoiada na mesa) que tiveram a oportunidade de colher pinhões na
Casa do Estudante Rosacruz em maio de 2014.

O pinhão é uma semente (e não um fruto como pensam alguns) da árvore. Araucaria angustifólia, também conhecida como pinheiro brasileiro. No entorno da Casa do Estudante Rosacruz há algumas araucárias de onde irmãos que lá foram deram as fotos com que ilustramos esta postagem. 

Ao lado dos leões (sobre  o portão de entrada da Casa do Estudante Rosacruz)
ficam as araucárias.
Esta foto é uma vista da varanda da casa
Mais sobre a Casa do Estudante Rosacruz (aqui)

quarta-feira, 20 de maio de 2015

Inhame com Soja e Rúcula


Muito falado atualmente, por ter a propriedade de nos proteger contra as doenças transmitidas por mosquitos, como a dengue e a febre amarela, o inhame já era recomendado no início do século XX para o tratamento da sífilis, por ser um excelente depurativo do sangue.

O inhame possui vitaminas B1, B5 e B6, sendo que esta última é benéfica na redução de problemas cardíacos. Além disso, possui quantidade considerável de fósforo, ferro, cálcio, magnésio e potássio.

Como a maioria das receitas aqui postadas, esta receita com inhame é bastante econômica, simples e rápida de fazer. Vamos a ela:

Inhame com Soja e Rúcula
Ingredientes:
·       500g de inhame cortados em pedaços médios
·       500g de soja texturizada (em torrões)
·       1 maço de rúcula

Inhame cortado em pedaços médios
Temperos: (a gosto)
·    Alho poro
·    Folhas de louro
·    Salsinha
·    Cebolinha verde
·    Tomate
·    Cebola roxa
·   Óleo/azeite
·   Pimenta (bodinho)
·    Sal

Modo de Preparo
·       Hidratar (com água quente) a soja e cozer com por mais ou menos 5 minutos em fogo baixo, em seguida escorra a água.  Obs.: A soja em torrão é esponjosa e deve ser pressionada para eliminar o máximo possível da água de cozimento, assim ela pode absorver os temperos na preparação do prato final.

·       Dourar a cebola roxa em azeite e em seguida refogar o inhame e a rúcula em água quente, por mais ou menos 10 minutos, em fogo baixo.

·       Preparar um molho com os temperos (alho poró, pimenta, salsinha, cebolinha verde, tomate picado e sal a gosto), acrescentar a soja e refogar por 10 minutos.

·       O prato principal deverá ser montado com a soja e o Inhame por cima, conforme a foto a seguir:
Rende 8 porções. 
Servir com arroz integral com lentilhas. (veja a receita)
Lembre-se sempre que uma refeição para ser bem assimilada deve ser preparada em um ambiente agradável e com amor. 

Se pudéssemos incutir o espírito de compaixão pelos animais, o desejo pela alimentação carnívora acabaria ante o Espírito do Amor (Max Heindel)
Prato feito e  Bom apetite!
Veja também outras receitas.