sábado, 30 de maio de 2015

A Colheita dos Pinhões

Na foto: Irmã Maria Geralda M. Santos, que desde 2011 tem colaborado
na reforma e manutenção da Casa do Estudante Rosacruz
Fim de maio - início de junho é tempo de pinhão! Este é mais um alimento importante para quem quer uma alimentação natural,nutritiva  simples e de baixo custo.

O pinhão cozido é um alimento rico em vitaminas do complexo B, vitamina C, cálcio, fósforo e proteínas. Veja na tabela abaixo que há uma boa quantidade de fósforo em cada 100g de pinhão cozido. Sobre a importância do fósforo Max Heindel nos explica :

“O cérebro, órgão coordenador que domina os movimentos do corpo e expressa as idéias, é constituído pelas mesmas substâncias que as demais partes do corpo mas, além delas, tem o fósforo, peculiar somente ao cérebro.

Conclusão lógica a tirar: o fósforo é o alimento particular mediante o qual o Ego pode expressar pensamentos e influenciar o corpo denso. A quantidade desta substância é proporcional ao estado de consciência e ao grau de inteligência do indivíduo....”

“Portanto, é de suma importância que o aspirante ansioso de empregar-se em trabalhos mentais e espirituais dê ao cérebro esta necessária substância. A maioria dos vegetais e das frutas contém certa quantidade de fósforo. A maior quantidade encontra-se sempre nas folhas, geralmente desprezadas. O fósforo encontra-se em quantidades consideráveis nas uvas, cebolas, sálvia, feijões, ananás, alhos, e nas folhas e talos de muitos vegetais. Também no suco da cana de açúcar, mas não no açúcar refinado.” (Conceito Rosacruz do Cosmos,cap XVII ,A Ciência da Nutrição).

Da esquerda para a direita:  Maria Geralda M.Santos , Edna Consolo e sua nora,
e a netinha (apoiada na mesa) que tiveram a oportunidade de colher pinhões na
Casa do Estudante Rosacruz em maio de 2014.

O pinhão é uma semente (e não um fruto como pensam alguns) da árvore. Araucaria angustifólia, também conhecida como pinheiro brasileiro. No entorno da Casa do Estudante Rosacruz há algumas araucárias de onde irmãos que lá foram deram as fotos com que ilustramos esta postagem. 

Ao lado dos leões (sobre  o portão de entrada da Casa do Estudante Rosacruz)
ficam as araucárias.
Esta foto é uma vista da varanda da casa
Mais sobre a Casa do Estudante Rosacruz (aqui)

quarta-feira, 20 de maio de 2015

Inhame com Soja e Rúcula


Muito falado atualmente, por ter a propriedade de nos proteger contra as doenças transmitidas por mosquitos, como a dengue e a febre amarela, o inhame já era recomendado no início do século XX para o tratamento da sífilis, por ser um excelente depurativo do sangue.

O inhame possui vitaminas B1, B5 e B6, sendo que esta última é benéfica na redução de problemas cardíacos. Além disso, possui quantidade considerável de fósforo, ferro, cálcio, magnésio e potássio.

Como a maioria das receitas aqui postadas, esta receita com inhame é bastante econômica, simples e rápida de fazer. Vamos a ela:

Inhame com Soja e Rúcula
Ingredientes:
·       500g de inhame cortados em pedaços médios
·       500g de soja texturizada (em torrões)
·       1 maço de rúcula

Inhame cortado em pedaços médios
Temperos: (a gosto)
·    Alho poro
·    Folhas de louro
·    Salsinha
·    Cebolinha verde
·    Tomate
·    Cebola roxa
·   Óleo/azeite
·   Pimenta (bodinho)
·    Sal

Modo de Preparo
·       Hidratar (com água quente) a soja e cozer com por mais ou menos 5 minutos em fogo baixo, em seguida escorra a água.  Obs.: A soja em torrão é esponjosa e deve ser pressionada para eliminar o máximo possível da água de cozimento, assim ela pode absorver os temperos na preparação do prato final.

·       Dourar a cebola roxa em azeite e em seguida refogar o inhame e a rúcula em água quente, por mais ou menos 10 minutos, em fogo baixo.

·       Preparar um molho com os temperos (alho poró, pimenta, salsinha, cebolinha verde, tomate picado e sal a gosto), acrescentar a soja e refogar por 10 minutos.

·       O prato principal deverá ser montado com a soja e o Inhame por cima, conforme a foto a seguir:
Rende 8 porções. 
Servir com arroz integral com lentilhas. (veja a receita)
Lembre-se sempre que uma refeição para ser bem assimilada deve ser preparada em um ambiente agradável e com amor. 

Se pudéssemos incutir o espírito de compaixão pelos animais, o desejo pela alimentação carnívora acabaria ante o Espírito do Amor (Max Heindel)
Prato feito e  Bom apetite!
Veja também outras receitas.