quarta-feira, 10 de janeiro de 2024

A Alimentação e o Verão

Foto : Cozinha Vegetariana 2013

"O alimento apropriado dado no tempo correto e sob condições propícias, não somente cura, também previne as doenças." Com a chegada do verão essa afirmação nos faz lembrar da grande verdade contida em suas palavras. Sabemos que no futuro não teremos que digerir nossos alimentos dentro do nosso corpo, mas, inalar o éter químico, nosso alimento verdadeiro. O contato desse éter com nosso corpo pituitário, o verdadeiro órgão da assimilação, promoverá o crescimento. Então, nosso corpo se tornará mais e mais etérico, os processos vitais não mais serão retardados por substâncias obstrutivas e consequentemente as doenças desaparecerão.

Enquanto isso não ocorre, torna-se necessário alimentar corretamente o corpo físico, pois trata-se de um dever definitivo aprender a cuidar apropriadamente do corpo denso, o templo do Ego. Devemos alimentá-lo de acordo com as leis que governam seus processos digestivos e assimilativos. Para tanto á necessário que nos familiarizemos com alguns de seus mecanismos. O corpo humano gasta energia para manter sua temperatura constante, para repor suas perdas diárias e reconstruir estruturas que se desgastam. Essa complexa e maravilhosa máquina, o corpo humano, usa várias substâncias para manter seu equilíbrio e obter energia, porém, basicamente, usa a água (mais de 70% de sua constituição), os sais minerais (obtidos dos vegetais), as vitaminas, proteínas, gorduras e carboidratos (hidratos de carbono). Todas essas substâncias necessitam da presença da água, sem a qual não reagirão entre si. Observa-se que durante o verão perdemos mais água através da transpiração; daí menor quantidade de urina e de cor mais escura, devida à maior quantidade de substâncias eliminadas em menor quantidade de água.

Torna-se claro então, que a ingestão não apropriada de líquidos pode prejudicar todas as reações químicas necessárias ao bom funcionamento do organismo. Deve-se por isso, ingerir no mínimo, 6 a 8 copos de líquidos diariamente, distribuídos entre água pura, leite e sucos naturais de frutas. Quanto à alimentação, sobre os vegetais em geral, sabemos de suas qualidades, grandes fornecedores que são da matéria prima para o bom funcionamento dos organismos vivos. Entre todos os vegetais, gostaríamos de chamar a atenção dos queridos Irmãos e Amigos, para o importante papel das frutas. A filosofia oculta nos ensina que "as frutas constituem a dieta ideal. Desenvolvem-se em árvores e têm aparência própria para atrair o homem e os animais, motivando-os a comê-los ... Frutas frescas contêm água da mais pura e melhor qualidade, capaz de permear o sistema de maneira maravilhosa ... As frutas cítricas são poderosos antissépticos ... " Por tudo isso, durante o verão, torna-se essencialmente necessário ingerir grande quantidade de líquidos, alimentar-se com verduras e principalmente frutas.

Afinal, para evoluirmos espiritualmente, necessitamos também de um corpo físico saudável e forte. Para isso, nada melhor que obtermos nossos alimentos diretamente do laboratório da Natureza, formado e mantido por Deus para esse fim.

publicado no ECOS da Fraternidade Rosacruz em São Paulo de novembro de 1990